sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como eliminar borbulhas e manchas no rosto

Como todas sabem, o acne é um problema que atinge grande parte da população e que requer alguma paciência, pois não se trata de um dia para o outro. É preciso muito cuidado e dedicação à pele para que consigamos resultados.

Quando vemos uma borbulha no rosto queremos logo rebentá-la, mas NÃO FAÇAM ISSO!! Não furem, pressionem, esfreguem ou manipulem de qualquer forma as borbulhas. Se o fizerem arriscam-se a espalhar as bactérias e aumentar as hipóteses de cicatrizes. Há vários tratamento para o acne, desde comprimidos, cremes, laser, etc., contudo hoje vou-vos falar da minha experiência com alguns tratamentos e da pomada milagrosa que uso.

Antes de mais, relembro que é necessário ter um ritual de limpeza da pele. Todos os dias devem lavar o rosto com um produto de limpeza próprio (neste caso, NÃO usem leite de limpeza, pois é gorduroso e vão ficar com a pele ainda mais oleosa. Usem um gel de limpeza à base de água), seguido de um tónico para fechar os poros e no fim coloquem um creme hidratante para peles oleosas (NÃO usem um creme qualquer, visto que a maioria dos creme é bastante gorduroso e só vai piorar a vossa situação). Façam uma vez por semana uma esfoliação, seguida de uma máscara de argila - mais à frente explico como fazer - e terminem com o tónico e o creme hidratante.


Falando da minha experiência...
Na adolescência eu tinha alguma borbulhas, nada de especial mas como não gostava nada fui à dermatologista e ela receitou-me uns comprimidos, a Isotretinoína. O acne desapareceu completamente, mas toda a minha pele ficou muito seca, principalmente os lábios, uma vez que estes comprimidos funcionavam secando e eliminando qualquer oleosidade da pele. Gostei muito destes comprimidos e se o vosso acne for bastante forte, esta é a melhor solução, por isso recomendo uma visita ao dermatologista, pois só com receita podem obter estes comprimidos.
Ainda na adolescência experimentei colocar a famosa pasta de dentes nas borbulhas. Não recomendo a ninguém! Realmente seca a borbulha, mas queima a pele e deixa uma marca que demora a desaparecer.
Ultimamente tem-me aparecido uma ou outra borbulha e após pesquisar cremes para as eliminar, estive quase para experimentar o Benzac, que tem tido boas críticas. Porém, uma colega falou-me de uma pomada que eu desconhecia completamente, cujas substâncias activas são sulfato de polimixina B e bacitracina de zinco. Esta pomada fabulosa chama-se Polisulfadê e podem comprá-la nas farmácias por apenas 5/6€.
Normalmente, quem compra esta pomada usa-a para queimaduras, contudo ela também dá para piodermites, foliculite, impetigo contagioso, ectima e dermatites eczematóides infecciosas. 
Como contém antibiótico, não convém ser usada numa zona extensa nem por muito tempo consecutivo, por isso apliquem apenas nas borbulhas e não por mais que 2/3 dias consecutivos. Sempre que me aparece uma borbulha, coloco a pomada e no dia seguinte já quase desapareceu! E se reparar na borbulha enquanto ela ainda é interna, coloco a pomada e a borbulha não chega sequer a sair e criar pus. 

Aconselho mesmo esta pomada e é a prova de que não precisamos de gastar 30/40€ num creme para ter bons resultados. Só tenho pena de não ter tido conhecimento desta maravilha mais cedo... Tinha evitado muitas experiências falhadas lol.
Para remover manchas, o primeiro passo é esfoliar a pele uma vez por semana, pois a esfoliação ajuda a eliminar as cicatrizes do acne. Podem comprar esfoliantes faciais no hipermercados (gosto do esfoliante da marca Cien, à venda no Lidl e tem uma óptima relação qualidade-preço) ou podem fazer vocês mesmas em casa. Juntem uma colher de açúcar ao gel de limpeza e apliquem-o no rosto com movimentos suaves e circulares. Logo em seguida, enxaguem o rosto com água fria. Após a esfoliação, podem fazer uma máscara de argila (neste caso, dêem preferência à argila verde). Para isso basta preparar uma pasta com a argila em pó e água, seguindo as instruções da embalagem, colocar no rosto e deixar actuar até a máscara ficar completamente seca, o que demora cerca de 30 minutos.
Cremes à base de aloé vera são bastante hidratantes e grandes regenerador da pele, portanto são capazes de remover cicatrizes, sendo indicados contra manchas de acne. Podem fazer uma máscara de aloé vera colocando a polpa do aloé vera num recipiente de madeira ou plástico e adicionando sumo de um limão. Misturem muito bem e apliquem no rosto, com movimentos circulares suaves. Deixem actuar por 20 minutos e retirem com água morna.
Cremes com baba de caracol são bastante falados devido ao seu poder de cicatrização e têm tido bons resultados ao eliminar manchas.
O Bepanthene é também muito bom na cicatrização e remoção de manchas, visto que é óptimo a clarear a pele. Neste caso têm que ter cuidado ao aplicá-lo, uma vez que têm a pele oleosa e o creme é bastante gorduroso. Coloquem o Bepanthene apenas na zona com manchas e caso vejam que o acne está a aumentar, interrompam a aplicação.
É claro que existem outras formas de amenizar as manchas. Essas técnicas normalmente são peeling, ácidos, laser, cremes específicos, etc, porém estes tipos de procedimentos agressivos, na maioria das vezes, deixam a pele frágil e sensível, o que pode acabar por dar origem a outras manchas, como as causadas pelo sol. 


Nada melhor do que experimentar primeiro os tratamentos caseiros e mais conservadores, e em último recurso optar pelos tratamentos mais agressivos.

Espero que tenham gostado destas dicas e que vos sejam úteis. Fico a aguardar os vossos resultados.
Beijinhos 

Sem comentários:

Enviar um comentário